terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Ministério contabiliza 1.488 municípios com processo de desertificação no Nordeste


Ministério contabiliza 1.488 municípios com processo de desertificação no Nordeste

Irene Lôbo
Repórter da Agência Brasil

Brasília - De acordo com as Nações Unidas, desertificação é o processo de degradação de regiões áridas, semi-áridas e subúmidas secas, resultantes de fatores climáticos e da ação humana. No caso do Brasil, o processo de desertificação abrange 1.488 dos cerca de 1.800 municípios que compõem os nove estados do Nordeste, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O problema atinge ainda algumas cidades do norte de Minas Gerais e do noroeste do Espírito Santo.

A área total sujeita ao processo de desertificação aumentou de cerca de 900 mil quilômetros quadrados em 2003 para 1,3 milhão nos dias de hoje, o que equivale a 15,7% do território nacional. De acordo com o coordenador-técnico do Programa de Combate à Desertificação, do MMA, José Roberto Lima, o avanço dos estudos sobre o tema permite que o país tenha atualmente uma maior exatidão da dimensão do problema.

Se não conseguir paralisar e reverter a desertificação, o Brasil poderá, num prazo de 60 anos, ter todo o Semi-Árido transformado em regiões áridas, ou seja, desertos. Já as regiões subúmidas secas se transformariam em semi-áridas. A previsão é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Nenhum comentário: