terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Clima e Meio Ambiente Brasil





















Clima e Meio Ambiente
O Brasil é o país de maior biodiversidade do planeta. Foi o primeiro signatário da Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB), e é considerado megabiodiverso - país que reúne ao menos 70% das espécies vegetais e animais do planeta -, pela Conservation International (CI). A biodiversidade pode ser qualificada pela diversidade em ecossistemas, em espécies biológicas, em endemismos e em patrimônio genético. Devido a sua dimensão continental e à grande variação geomorfológica e climática, o Brasil abriga sete biomas, 49 ecorregiões, já classificadas, e incalculáveis ecossistemas. A biota terrestre possui a flora mais rica do mundo, com até 56000 espécies de plantas superiores, já descritas; mais de 3000 espécies de peixes de água doce; 517 espécies de anfíbios; 1677 espécies de aves; e 518 espécies de mamíferos; pode ter até 10 milhões de insetos.

O Clima no Brasil

Em conseqüência de fatores variados, o clima brasileiro é bastante diversificado devido à sua extensão territorial, fisionomia geográfica, ao seu relevo e a dinâmica das massas polares que atuam diretamente tanto na temperatura quanto na pluviosidade provocando as diferenciações climáticas regionais. Predominam os climas quentes, com temperaturas médias superiores a 20ºC. As massas de ar que interferem mais diretamente são a Equatorial (Continental e Atlântica), a Tropical (Continental e Atlântica) e a Polar Atlântica. A linha do Equador passa ao norte, junto a Macapá (AP) e a Grande São Paulo (SP) fica na linha de Capricórnio.

O Brasil apresenta o clima super-úmido com características diversas, tais como o super-úmido quente (equatorial), em trechos da região Norte; super-úmido mesotérmico (subtropical), no norte do Paraná e sul de São Paulo, e super-úmido quente (tropical), numa estreita faixa litorânea de São Paulo ao Rio de Janeiro, Vitória, sul da Bahia até Salvador, sul de Sergipe e norte de Alagoas. Belo Horizonte, a primeira cidade planejada do Brasil. Construída por uma comissão de engenheiros chefiada por Aarão Reis. Atualmente, é a terceira maior metrópole do país. O clima úmido, também com várias características: clima úmido quente (equatorial), no Acre, Rondônia, Roraima, norte de Mato Grosso, leste do Amazonas, Pará, Amapá e pequeno trecho a oeste do Maranhão; clima úmido subquente (tropical), em São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, e o clima úmido quente (tropical), no Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, sudoeste e uma estreita faixa do oeste de Minas Gerais, e uma faixa de Sergipe e do litoral de Alagoas à Paraíba. O clima mesotérmico, tipo temperado, domina praticamente toda a Região Sul do Brasil.

Os Tipos de Clima

TROPICAL (super-úmido quente)
Atinge parte de Roraima e do Pará, Planalto Central e das Regiões Nordeste e Sudeste. O clima semi-úmido quente (tropical) corresponde à área sul do Mato Grosso do Sul, Goiás, sul do Maranhão, sudoeste do Piauí, Minas Gerais, uma faixa bem estreita a leste da Bahia, a oeste do Rio Grande do Norte e um trecho da Bahia meridional. Caracteriza-se por apresentar duas estações com temperaturas bem distintas: o verão, com chuvas e o inverno, seco. As temperaturas médias excedem os 20ºC.

EQUATORIAL (úmido quente)
Atinge toda a Planície Amazônica, o Planalto Norte-Amazônico e parte do Planalto Sul-Amazônico. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (24ºC e 26ºC) e grandes quantidades de chuva durante todo o ano, causadas principalmente pela ação da Massa Equatorial. No inverno, a parte ocidental da região amazônica pode receber frentes frias originárias da Massa Polar Atlântica. Elas são as responsáveis pelo fenômeno da friagem, a queda brusca na temperatura, que pode chegar a 10ºC.

SEMI-ÁRIDO
Atinge o Sertão Nordestino e parte do Vale do São Francisco. O clima semi-árido, com diversificação quanto à umidade, correspondendo a uma ampla área do clima tropical quente. Assim, tem-se o clima semi-árido brando, no nordeste do Maranhão, Piauí e parte sul da Bahia; o semi-árido mediano, no Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e interior da Bahia; o semi-árido forte, ao norte da Bahia e interior da Paraíba, e o semi-árido muito forte, em pequenas porções do interior da Paraíba, de Pernambuco e norte da Bahia. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (acima de 27º), com pequenas quantidades de chuva no verão, o que leva a longos períodos de seca.

TROPICAL ATLÂNTICO
Atinge toda a Planície Litorânea, do Rio Grande do Norte ao Paraná. Caracteriza-se por temperaturas elevadas (18ºC e 26ºC), com estações distintas. No litoral do Nordeste, as chuvas intensificam-se no outono eno inverno e mais ao sul, são concentradas no verão.

TROPICAL DE ALTITUDE
Atinge as partes mais altas do relevo, pois recebe grande influência deste. Abrange regiões de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Apresenta duas estações: o verão chuvoso devido à ação da Massa Tropical Atlântica, e o inverno, seco, causado pelas frentes frias originárias da Massa Polar Atlântica que chegam a provocar geadas. Apresenta temperaturas médias entre 18ºC e 22ºC.

SUBTROPICAL (super úmido meso térmico)
Atinge quase todo o Sul do País. Sua característica principal é a de não apresentar estação seca, pois chove regularmente durante todo o ano. Suas temperaturas são as mais baixas do Brasil (inferiores a 18ºC), chegando a nevar em alguns pontos, e seus verões, quentes.

Nenhum comentário: