sábado, 2 de fevereiro de 2008

GOVERNOS ADOTAM COMPRAS SUSTENTÁVEIS



















30/12/2007 Compras públicas realizadas pelo 1º Setor tem critérios ambientais e de responsabilidade social como avaliação...
Segundo Laura Valente de Macedo, Diretora Regional do ICLEI - Governos Locais Pela Sustentabilidade uma ONG, com sedes em Toronto no Canadá, Buenos Aires na Argentina e São Paulo no Brasil, com mais de 700 associados de diversos países.
Declarou recentemente em um encontro Latino Americano de Negócios Ambientais Sustentáveis realizado em Curitiba-PR, que as compras realizadas pelos governos locais, como estados e prefeituras, já adotam critérios para que seus fornecedores estejam comprometidos com o meio ambiente e responsabilidade social.
Um exemplo citado foi da prefeitura de Barcelona na Espanha, que através da licitação de uniformes para seus funcionários de conservação de Parques e Jardins deu preferência, além do melhor preço, que a empresa vencedora tivesse certificação de preservação ambiental ou responsabilidade social de um órgão independente ou de auditoria interna.
No Brasil, os estados do Acre, Amazonas, Rio de Janeiro, prefeitura de São Paulo e Governo federal já possuem a chamada "Compra Verde", em licitações e pregões eletrônicos adquirindo produtos como papéis recicláveis e produtos biodegradáveis.
O segmento que mais consome produtos de fornecedores que atendem esta demanda estão os da construção civil, um dos setores que mais consome materiais recicláveis e energias renováveis.
O trabalho do ICLEI e das LACS, Secretariado para a América Latina e Caribe, tem sido disseminar para os interessados através de grupos de trabalho da Compra Verde, instrumentos de facilitação, discussão pública, redução da burocracia e pedido de revisão da Lei 8666/93 para se adotar critérios para compras sustentáveis.
O Instituto de Pesquisa Sócioambiental CHICO MENDES é um organismo que já possibilita estas certificações para fornecedores que desejam participar de compras verdes no Brasil. (Saiba mais no site www.institutochicomendes.org.br)
Estas licitações estão em pregões eletrônicos e agências como a A3P, do governo federal, e sites como da CETESB, cbcs.org.br e wolrdgbc.org.br.
É uma forma dos governos contribuirem para amenizar o impacto ambiental incentivando as empresas comprometidas com a nova ordem mundial.

Por Adriano Bueno

www.institutochicomendes.org.br/GOVERNOS_ADOTAM_COMPRAS_SUSTENTAVEIS_17

Nenhum comentário: